Movimento nas redes sociais destaca orgulho de pessoas com deficiência em vídeos
Um movimento nas redes sociais quer chamar atenção para o orgulho das pessoas que têm alguma deficiência por serem como são.
Chamada Sou Mais eu! Sou Singular! a iniciativa irá destacar vídeos de cerca de 30 segundos em que o participante se apresenta, fala de sua deficiência e conta algo único que goste a seu respeito, além de afirmar a quem assiste que é uma pessoa singular.
Foram preparadas tatuagens laváveis com a palavra Singular para que os participantes deixem a marca em alguma parte do corpo e a exibam no vídeo. As falas serão compartilhados via redes sociais, marcando a página do movimento no Instagram.
O projeto começou a partir de ideia do rapper Billy Saga, cadeirante há 22 anos. Juntaram-se a ele as consultoras Carolina Ignarra, Tabata Contri e Katya Hemelrijk, que atuam com recursos humanos também possuem deficiência física.
O manifesto do grupo defende que o sucesso nas lutas por direitos das pessoas com deficiência depende de elas se aceitarem exatamente como são. Também afirma combater qualquer tentativa de impor padrões de normalidade para que quem tem uma limitação física possa ser inserido na sociedade.
Em entrevista, Saga afirma que,a inspiração para o Sou Singular veio da observação do orgulho que outros grupos minorizados sentem por suas características e cultura. Cita como exemplo o orgulho que muitos negros dão sua cor e características de seu cabelo,. Também diz que o gesto de sair do armário é um ato de afirmação para pessoas LGBT.
“A pessoa com deficiência tem mais dificuldade para se afirmar dessa forma, porque relacionamos, de forma incorreta, a deficiência com uma ineficiência”, diz o artista.
Saga ressalva que nem todos os que possuem uma deficiência conseguem encontrar orgulho nela e que para muitos a limitação física ou sensorial cause sofrimento. Por isso, ele defende que as pessoas olhem a si mesmas independentemente de sua limitação, sem fazer dela a características mais importante para definir sua identidade.
Para receber as tatuagens é preciso preencher formulário disponível neste link.