Empresa envia email a milhões de clientes, mas só cegos conseguem ler
A empresa de mobilidade Cabify está colocando hoje seus usuários e motoristas que enxergam em uma situação muito comum a pessoas com deficiência visual: Eles vão receber um email que, a princípio, não conseguirão ler. Mas quem não enxerga acessará o conteúdo com facilidade.
Milhões de pessoas receberão nesta quarta (15) uma mensagem que parecerá em branco. Só quem usa softwares para leitura de tela, que apresentam o texto que está no computador ou no celular por meio de uma voz artificial, saberá o que ela diz.
Em seguida, a empresa explicará em um segundo email que não houve engano. Caso o cliente queira ler o que está na mensagem anterior, terá que ligar o leitor de tela do seu celular, seguindo instruções enviadas pela companhia.
A intenção, diz a Cabify em nota, é fazer com que as pessoas que enxergam sintam como é ser cego. Ao mesmo tempo, quem tem deficiência visual irá receber uma mensagem exclusiva.
Os emails impossíveis de serem acessados são rotina na vida de quem não enxerga. Em geral, o problema acontece por desconhecimento sobre como funcionam os sistemas que nos permitem ouvir as informações que vieram online. O texto que está no corpo do email é acessado com facilidade pelos softwares que cegos usam, mas o que aparece escrito em uma imagem, não.
Ou seja, emails vazios, a não ser por uma foto com o convite para um evento com data, local e horário dentro dela, para um cego, será um email vazio. E, para mim, coisas assim chegam quase todos os dias.
O que a mensagem escondida da Cabify revela é que os problemas de comunicação não estão relacionados à falta de visão. O que é preciso é pensar em todas as pessoas que irão receber as informações. É possível, inclusive, falar só com quem não enxerga e excluir os demais.
A ação da Cabify, chamada “Email Invisível”, marca o Dia Mundial da Bengala Branca. A empresa usará a data para anunciar novas funções de acessibilidade no aplicativo, entre elas um menu para que o usuário indique suas necessidades e novos formatos de informações para o motorista. A companhia também promete que irá treinar todos os seus desenvolvedores em acessibilidade.