YouTube inclui audiodescrição e Libras em 19 vídeos de canais de sucesso

Quem faz uma busca por vídeos com audiodescrição no YouTube provavelmente vai achar episódios do Chaves e do Chapolin, alguns filmes que podem ser assistidos sem imagem e historinhas da Turma da Mônica.

Nem os mais fanáticos admiradores do Seu Madruga ou da turminha do bairro do Limoeiro deixarão de concordar que isso não é quase nada em comparação ao grande volume de conteúdo para todos os gostos lançado todos os dias na plataforma.

Nesta semana o YouTube realiza uma ação que chama atenção para o tema. A empresa patrocinou a inclusão de audiodescrição, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e legendas em 19 vídeos de criadores de conteúdo que fazem sucesso em sua plataforma.

Canais como Porta dos Fundos, Me Poupe, Nunca te Pedi Nada, Manual do Mundo, Desimpedidos, Nath Finanças, Drauzio Varella e Giovanna Ewbank participam da iniciativa. Os vídeos com acessibilidade devem entrar no ar ao longo dos próximos dias, segundo a empresa.

Na audiodescrição, uma narração é inserida nos vídeos, preferencialmente em momentos em que não há diálogo, para apresentar a pessoas com deficiência visual as imagens que aparecem na tela. As descrições podem incluir cenário, figurino, personagens, textos e ações.

Segundo o YouTube, a equipe de alguns desses canais participou de workshop sobre recursos de acessibilidade promovido pela empresa.

A campanha é feita em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

Torço para que a experiência seja um primeiro passo para que criadores de conteúdo e responsáveis pela plataforma comecem a enxergar o potencial das ferramentas de acessibilidade para trazer mais público e que um dia o uso desses recursos se torne a regra, não a exceção.