Debate virtual discute sexualidade de jovens com deficiência visual

A ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil) fará nesta quarta-feira (24) uma live para discutir a relação dos jovens com deficiência visual com a sexualidade.

Segundo a entidade, o debate vai tratar de de temas como angústias, medos e preocupações do grupo. Será possível fazer perguntas via chat.

A realização do evento gerou polêmicas em grupos nas redes sociais formados por cegos e pessoas com baixa visão.

Alguns participantes consideraram que não haveria necessidade de realizar um debate sobre sexualidade específico para quem tem deficiência visual, pois não há diferenças no modo como ela se insere na vida de quem não vê que justifiquem uma discussão sobre o tema centrada no grupo.

Em maior número, apoiadores da iniciativa argumentaram que a sexualidade é uma experiência da qual a pessoa com deficiência visual não deve ser privada. Além disso, apontaram que o acesso a informação nem sempre chega adequadamente ao grupo, seja por falta de conteúdo em formatos acessíveis, seja por estigmas em relação às possibilidades de quem tem uma limitação física ou sensorial manter relacionamentos afetivos.

Participam do evento a psicóloga Daniela Cardoso de Oliveira, assessora da secretaria de juventude da ONCB; Edson Luiz Defendi, coordenador de empregabilidade da Fundação Dorina Nowill e da pesquisa “Diversidade, Sexualidade e Deficiência visual” e Roberta Pinheiro Piluso, advogada e vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ. A mediação será de Cinthya Freitas, secretária de saúde da ONCB.

O evento começa às 20h e pode ser acompanhado pelo YouTube ou pela Rádio ONCB.