Site vai mapear e dar visibilidade a artistas com deficiência
O Itaú Cultural vai mapear a partir de uma plataforma online os artistas com deficiência que atuam no Brasil para aumentar a visibilidade e as oportunidades de trabalho para o grupo.
Chamado Arte e Acesso – Portifólio Coletivo de Artistas com Deficiência, o portal permitirá buscar artistas por áreas de expressão, estado e palavras-chave. Também mostrará uma biografia de cada pessoa cadastrada e indicará suas redes sociais. Estará disponível neste link.
A instituição afirma que o portal tem como objetivo incentivar programadores, curadores e produtores a expandir a presença desses artistas em suas programações.
O lançamento faz parte da programação do festival Entre Arte e Acesso, promovido a cada dois anos e que está em sua quinta edição.
Em 2021, serão 15 apresentações de trabalhos de artistas e pesquisadores com deficiência e rodas de conversa, que vão das 15h de sexta (26) até a noite de domingo (28).
As transmissões serão feitas no canal da instituição no YouTube. Contarão com audiodescrição, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e estenotipia.
Entre os destaques da programação está a peça “Birita, procura-se. com estreia às 20h desta sexta.
Nela, uma palhaça com deficiência part5e em busca de um emprego para pagar as contas. O espetáculo é interpretado pela atriz, palhaça, palestrante e produtora Ariadne Antico, que tem paralisia cerebral.
a programação será encerrada no domingo, às 19h, com a peça “Cartas para Irene”, da Cia. Ananda, que conta a história de uma mulher que vê o filho perder a visão e escolhe educá-lo com confiança, tendo em vista o desenvolvimento de suas potencialidades.
Todos os espetáculos ficarão disponíveis para serem acessados até 15 dias após a exibição.